miércoles, enero 24, 2007

lagartos amarelos

Era noite e todas corriam pela casa.
Como aos 13, 12, algum ano da adolescencia que nunca me fez falta, reuniram-se para fazer brigadeiro e ver um vídeo especialmente escolhido para ser uma comédia romântica chata e sem sal.
Entraram no meu quarto, rindo e se entreolhando. Reuniram-se frente a televisão.
Quando dei por mim haviam lagartos amarelos rastejando em grupo no teto.

Um deles corajoso se atreveu ao chão. As outras não o viam e num desconcerto de anfitriã tentava responder e observar o lagarto descendo pela parede ao lado da porta.
Tentei pegá-lo sem cerimônia, mas não sabia se mordia. Me dava medo.
Finalmente alguém o viu.

-Que é isso? Um lagarto?!

Sai do quarto para pegar uma pá e deixei a porta aberta. Gritei para dentro "Fechem essa porta senão eles saem", mas rindo acho que não os enxergavam.
Na minha volta eles já não estavam mais lá. Foram para a sala ou outro cômodo.